sexta-feira, 5 de novembro de 2010

1° dia de investigador da polícia civil

MANUAL DO 1º DIA PARA INVESTIGADOR
NOVOS TIRAS = Manual do seu 1º dia

ai vai uma pequena ajuda mostrando como será o primeiro dia de trabalho dos policiais que estão ingressando na Polícia Civil.

08:00 = Vc chega no horário. Na porta encontra-se um policial velho com a cara amassada, cabelo despenteado perguntando: quem é vc? Assim que vc se identifica….ele fala: “Então Fuiii”.

08:05 = Vc percebe que é o único policial na unidade. Populares não param de entrar na delegacia querendo fazer boletins para bancos, empresas celulares…etc…..encosta 2 vtrs da PM dizendo que tem 2 malas no flagrante de um roubo e já vão conduzindo pra dentro da cela.

08:20 = O escrivão chega e vai tomar café. Vc fala que tem 2 malas que a PM colocou dentro da cela.
Escrivão fala: “o doutor ta sabendo?”
vc: Não, o doutor não chegou…
escriba: xiiiii…o doutor vai ficar p…da vida….cadê seu parceiro?
vc: não sei….é meu primeiro dia...
escriba: espera o delegado e vê com ele então….e avisa o pessoal lá da frente que ta sem sistema e vou primeiro, se for o caso, fazer o flagrante….

08:30 = Vc volta e explica para 6 cidadãos que estavam ali desde as 6 da manhã com a promessa que as 8 h uma equipe nova chegaria e faria os boletins de todos. Vc começa a notar que a população não tem tanto respeito por suas palavras e seu distintivo. Vc acha que foi xingado mas deixa pra lá….é só 08 e meia ainda…….

08:32 = Seu telefone toca. É sua esposa perguntando se chegou tudo bem e como está sendo seu primeiro dia como policial?
….vc responde: Agora não posso falar amor, já te ligo…e desliga de repente. Ela acha estranho pq vc nunca tinha desligado dessa maneira.

08:45 = Seu parceiro liga e fala que ta chegando. Pra vc segurar as pontas que ele ta num QRU com a chefia e o Titular ta sabendo.
09:00 = Delegado chega. Quer saber que horas chegaram os pms. Vc toma sua primeira comida de rabo do dia por causa dos presos que vc colocou sozinho na cela. O Delegado caga e anda pra população lá na frente e fala: “vamos fazer o flagrante’….mas antes diz pra vc perguntar pros PMs se os cara tem “anel”?….. o escriba caga e anda para a população que tava ali esperando tb.
09:05 = Delegado: pergunta se vc já legitimou?
Vc: sabe que é doutor….eu to sozinho é meu primeiro dia e ainda não tenho a manha….dá pra esperar o parceiro chegar?
Delegado: caralho!!! Só entra merda na Polícia….o que vcs aprendem na Academia????? Sobe lá na chefia e vê se alguém desce pra te ajudar….

09:06 = Telefone não para de tocar…..ninguém atende……vc já começa a correr de um lado pro outro……

09:10 = Vc sobe na chefia: não tem ninguém…..desce e avisa o delegado…..
Delegado: que merda!!!….pega a chave da vtr e abre talão a gente vai sair……
Você acha estranho…pq a delegacia ta pegando fogo e o delegado e o escrivão tão nem ai e seu parceiro nada….

09:20 = Entra na vtr e o Delegado fala entra aqui, entra ali, sobe ali…..pronto….vcs estão na: PADARIA!!!!!!…….o majura toma seu café com leite, come seu pão de queijo….vc acompanha…..tenta pagar…..mas é QSA….seu primeiro e único riso do dia……

09:45 = Volta pra delegacia……ela parece um “show de rock”…..um monte de gente….e mais PMs dizendo que encontraram um veículo produto de roubo. O Delegado manda pedir perícia. Os pms ficam fudidos. Vc começa a aprender que PM e PC é cão e gato.

09:46 = Enquanto vc lembra que não sabe como pedir perícia, pra quem pede e não sabe legitimar…..entra mais 3 pessoas na delegacia querendo fazer um boletim de ocorrência de duplicata adulterada…..vc pede pra aguardar……que o Delegado já vem falar……Só que vc nota que o Delegado subiu na chefia e vai demorar pra cacete pra descer……ai vc vai atrás do Delegado……
Vc (no andar de cima/chefia) diz : Doutor os pms tão perguntando do flagrante, tem os outros perguntando qual o número da msg da perícia do caso do carro roubado, tem uns parentes dos presos que chegaram e tão fazendo escândalo, e tem um monte de gente querendo fazer b.o.
Delegado: fala que eu vou fazer o flagrante primeiro. E vê com o escrivão o resto.
Mais uma lição que vc aprende antes do almoço: Delegado nunca responde nada, nunca decide nada e nunca coloca o dele na reta……vc que dispensa as partes, os cidadãos, os pms….e se der corregedoria ele vai alegar que não tinha conhecimento e que vc não passou nada pra ele, pois ele estava presidindo um flagrante.
10:00 = Seu parceiro enfim chega. Vc fala com ele. Ele te chama de lado e diz: “seja bem vindo….que bom que a gente é parceiro….então deixa eu te falar um lance….hj eu vou fazer um corre com uns tiras da chefia o titular ta sabendo e o doutor tb…..então vc vai segurar ai a pamonha ….mas fica tranqüilo que eu vou trocar uma idéia com o chefe e peço pra ele ver se coloca alguém da chefia aqui pra te ajudar….”
10:01 = Vc aprende que na Polícia não existe parceiro em plantão. E que polícia da chefia só desce no plantão se algo “interessa”
10:30 = vc resolve planilhar. Como ta sozinho pede ajuda dos PMs. Vc começa a planilhar. Pronto. Agora só mandar a planilha. Detalhe: como e pra onde?
10:35 = vc pergunta pro escrivão…..ele manda vc falar com seu parceiro….vc fala o que ta acontecendo…..pronto….agora vc tem um escrivão achando que ta tomando chuveirada da tiragem…..seu dia vai começar a ficar infernal….prepare-se.
10:40= vc resolve encarar aquela máquina HP sozinho. E manda as planilhas. Depois de 08 tentativas…..sucessooo…….Agora é só esperar.
10:46 = entra um SVO …c vai até o escrivão e fala que tem um SVO….o escrivão diz: Caralhoooo….sobe lá na chefia e vê se algum puto faz essa merda…..eu não posso parar o flagrante……vc sobe na chefia …..a chefia fala que não…..a pessoa ta chorando na sua frente. O Delegado ta na sala dele. Vc vai até lá e explica.
11:05 = seu telefone toca: é sua esposa. Ao atender o escrivão grita da sala dele: o tira atende ai que é do IIRGD…..vc pede pra sua esposa esperar um pouco na linha…..vc atende o IIRGD….eles mandam a resposta da legitimação….”sem condições de leitura”…..sua barriga gela….
sua esposa ainda esta na linha e diz: ta tudo bem amor?….
vc: não…fudeu aqui….e grita em seguida: caralho…eu to trabalhando….tem como vc me ligar depois????…e bate o tel na cara dela…..
sua esposa acha estranho pq vc nunca tinha falado assim com ela e batido o telefone na cara dela.
11:10 = o Titular chega. Olha pra vc e pede pra vc subir e se apresentar. Vc sobe entra na sala dele e acha que ele vai lhe perguntar algo e ele apenas diz: “vai la falar com a chefe dos escrivães….parece que ela precisa de uma foto sua….urgente”
Vc sai da sala…vai até a sala da chefe dos escrivães e ela fala que precisa de 2 fotos suas urgente e pede pra vc preencher um formulário. Vc aproveita que ta no andar de cima e enfim entra na sala do chefe dos tiras que chegou. Pronto, agora ta tudo resolvido. Vc explica pra ele que o plantão ta um Inferno, que o Delegado e o escrivão tão com má vontade e seu parceiro não apareceu. Ele ouve e grita: “oooo Bahiaaaaaaa vem aquiiiiii”
(Bahia é um agente policial da chefia)…..
o chefe diz: desce lá e ajuda o menino a planilhar e dá uma força pra ele no plantão q ele ta sozinho. Nesse momento o Bahia olha pra vc como se vc fosse o maior lixo do mundo…….nem c hegou o almoço e vc por querer trabalhar honestamente já começa a ganhar antipatia de vários colegas……
11:30 = Não para de chegar gente pra fazer boletim. Vc diz que tem um flagrante. A pessoa diz que é a 3 vez que ela volta então vai aguardar. E pelo menos tem mais 4 pessoas tb aguardando o flagrante acabar.
11:50 = Enfim o Delegado sai da sala dele encontra vc lá na frente “chutando ocorrência”….ligando pra seccional pedindo perícia…..ligando novamente pro irrgd…..”dispensando TC de agressão de marido e mulher”……
e diz: “aonde nós vamos almoçar?” ……(testando se vc tem um QSA)
12:00 = Vendo que vc não tem qsa….o majura entra na vtr com vc e vcs rumam para o bandejão da empresa do bairro……lá vc pode pegar ou bife ou frango….e o suco é a vontade.
13:15= Retorna pra delegacia. Agora o escrivão vai sair pra almoçar. O Delegado vai pra sala dele. A delegacia é inteirinha sua, pois o Bahia planilhou e sumiu……foi “cumprir o expediente”…….
13:20 = pms chegam com um acidente de trânsito com vítimas. Envolvidos se atracam dentro da delegacia. Vc interfere. Como vc ta sozinho….os Pms notam isso….começam a dar as cartas….sentam em sua mesa para fazer suas anotações, começam a atender partes….
13:25 = Toda chefia desce sorridente e diz que estão saindo pra almoçar. Vc lembra que xingou sua esposa e bateu o telefone na cara dela……tenta ligar pra ela só que ela não te atende. Pela primeira vez na vida de vcs.
13:40= Seu parceiro chega com mais 3 policiais da chefia com um cara preso e coloca no entre-grades e fala pra vc ficar de olho no cara. Seu parceiro entra na sala do delegado de plantão rindo…..da aquele abração no doutor…..vc nota que “seu parceiro” sim é querido por todos….o Delegado dá toda atenção…..
13:55= seu parceiro te chama para abrir a cela……nesse momento vc se vê diante de uma sessão de pancadaria. Não passa uma agulha no seu fiofó. Agora vc pode ser capa da Folha de SP e chamada do Jornal Nacional.
14:00= vc volta pra frente do plantão. Lá vc encontra: diversas pessoas querendo fazer boletins, o proprietário do veiculo localizado, a vítima dos 2 malas do flagrante, a família do mala. E um telefone que não para de tocar.
14:30 = o escriba volta do almoço levemente “alterado”. Pergunta pra vc: “que porra de tanta gente é essa?….vc já falou que eu to fazendo o flagrante?….manda embora….”
14:45= seu parceiro e policiais da chefia pegam aquele “suspeito” que trouxeram e sobem para o 1 andar. Vc se liga que já ta fazendo parte da “parte ruim”…ou seja…se der merda vc tava presente…..
14:50 = Entra um bêbado querendo fazer boletim. Ele começa a dar show. Todos observam e olham pra vc. O Bêbado lhe desacata. Vc pede o RG dele. Ele manda vc se fuder….Vc perde a cabeça e prende o bêbado. Enfia ele na cela. O escrivão olha como se vc tivesse prendendo a mãe do escrivão. O Delegado ta na sala dele. Vc vai até a sala do Delegado e conta o ocorrido. O Delegado diz: “o cara ta bêbado? …então deixa ele ai….daqui a pouco passa e a gente manda ele embora….” Vc percebe que os tapas que deu para o bebum entrar na cela não terá papel….e quem bate esquece mas quem apanha não esquece….sua primeira corró……
15:05 = vc liga pra sua esposa novamente. Ela atende com voz de choro. Vc se desculpa e diz que perdeu a cabeça. Chega mais gente pra atender. Quando vc tava fazendo as pazes precisa desligar.
15:20= uma vtr do Tático móvel chega com uma captura de procurado. Vc avisa o Delegado. Ele manda vc legitimar e puxar os dvcs. Vc não tem senha e o Bahia não ta. Então o Delegado fala pra vc falar com o escrivão. Vc fala e ele diz: “porra ou eu faço o flagrante ou eu paro tudo aqui….ve ai com alguém…..”
15:22= aquelas pessoas que estavam aguardando o flagrante terminar pra fazer o boletim pergunta se vai demorar.
15:22= a vítima do flagrante pergunta se vai demorar
15:22= o proprietário do veículo localizado pergunta se vai demorar
15:22= as vítimas do acidente de trânsito perguntam se vai demorar
15:25 = vc sobe na chefia pra procurar o “Bahia”. Não encontra. Entra na sala do chefe dos tiras e encontra seu parceiro. Os 2 dão risadas e dizem: “bem vindo ao Decap paraquedas….isso aqui é o Vietnã….kkkkkk…..mas fala ai…que que vc quer agoraaaa?”
15:27= vc desce da chefia sem ajuda, respostas e encontra o sargento do tático móvel perguntando se o cara é procurado pelo sistema prodesp. Vc fala que não tem senha, não sabe planilhar, é seu primeiro dia……por incrível que pareça o soldado que tava do lado ouv
15:28= o soldado que ouviu tudo cola no escrivão que puxa o terminal do procurado na hora. Dá positivo. Eles trazem o cara te ajudam a dar o “peladão” e lhe ajudam a planilhar até sair de modo correto. Vc fica grilado pq o PM consegue com o escrivão puxar um terminal e vc ele diz que não dá.
15:55= vc começa a ficar cansado. Afinal de contas vc levantou as 6 da manhã para chegar no horário. Nesse momento entra um “colega do Denarc” com um amigo que é vítima de estelionato. Ele te chama de lado e pede pra vc dar uma força pra fazer o b.o do amigo. Vc fala que vai conversar com o escrivão. O escrivão que ta na sala dele que não tem contato com público e mais ninguém…..diz que não dá não e fala um monte de merda do tira do Denarc dizendo “pq não faz na delegacia dele”….e fala pra vc dizer que não dá……
Vc volta e muito sem graça fala com o colega que não tem jeito. Mais um aprendizado do dia: qq profissão existe corporativismo….na Polícia….só se virar um QSJ….
16:00= o flagrante que chegou as 8 da manhã….ta rolando……e nada de apreensão e devolução do carro roubado, nada dos boletins da população, nada do b.o da colisão e nada da captura de procurado.
16:15= o Delegado sai da sala dele e pergunta pra vc:
“chegou as novas legitimações do flagrante?”
“já viu na capturas pra buscar o mandado?”
“já viu com os pms se é o dono do carro mesmo que ta ai?
“e esse pessoal que ta ai pra fazer o b.o…já avisou que tem flagrante?”
“as vitimas do acidente de transito já tão com a papeleta? Senão manda ir la no hospital e pegar a papeleta…”
“porra ….vc tem que ser mais ágil….senão vai ficar para o pessoal da noite e eles vão ficar putos com vc…..vc ta deixando um monte de coisa pros caras”……
16:30 = Toca seu celular. É sua amiga tira de academia loirinha, linda, deliciosa…..perguntando como está sendo seu primeiro dia…..vc quer contar tudo mas disfarça e fala que ta bem……Ela diz que conseguiu ir para o Dipol e que lá o chefe e o Delegado adoraram ela e que vão deixar ela fazer dia sim, dia não, e sair ir mais cedo pra faculdade…..vc diz: que ótimo!!!….se despede e fala que liga depois……Porém, vc fica grilado com o fato dela ter ido para o Dipol….pois…..todo mundo não iria para o Decap?…
16:50= o escriba te chama e fala pra colher assinatura dos presos……vc colhe…..ai ele te dá uma planilha grande e uma pequena (5 vias) e fala pra vc planilhar os 2……Vc acha estranho….pq agora pra passar de classe pra investigador é exigido quase um perfil de “juiz”…mas na prática do dia a dia vc faz apenas papel de atendente de balcão e agente penitenciário.
17:25= o Delegado passa por vc e fala que ta indo tomar um café. Vc olha de relance e vê ele saindo com a viatura do plantão com “seu parceiro”.
18:00= Enfim terminou o flagrante. O escrivão diz que agora vai montar…..mas antes sobe até a chefia pra tomar um café.
18:15= encosta uma barca da pm com um suspeito de furto. Na outra barca as vítimas. O Delegado saiu. Vc já aprendeu que não vai colocar o preso sem o delegado presente. Fala com o escrivão…..o Escrivão diz pra avisar que vai ficar pra noite……..
18:47= o Delegado retorna com “meu parceiro.” Seu parceiro vem perguntar como foi o dia e blábláblá….fala que a Polícia é uma merda….que a Polícia acabou…..e aproveita pra falar que já combinou com o Delegado que no plantão noturno de amanhã ele vai chegar lá pela meia noite e que era pra eu segurar até ele chegar.
19: 10= Ta acabando o plantão……a Chefia desce e vai indo embora…..o Titular e o chefe dos tiras passa por vc e pergunta como foi o dia: e vc fala foi tudo tranqüilo……e eles vão embora sorridentes.
19:25 = Vc liga pra sua esposa dizendo que ta “moído” de cansado e o que tem pra jantar?…..Ela responde que ta magoada e que marcou de ir na casa da mãe dela…e desliga….Vc começa a aprender que a Polícia além de destruir sua saúde vai destruir todos a sua volta.
19:40= Delegado finalmente vai até a sala do escrivão e começa a assinar tudo na velocidade da luz.
19:55= Delegado vai embora com a sensação de dever cumprido.
20:15 = Escrivão montando flagrante e vc esperando a rendição.
20:25 = Enfim sua rendição chega. Um cara de 53 anos, com cara de acabado, camisa meio aberta. E ai o diálogo a seguir é esse:
Tira velho: “Vc que ta chegando hj e puxou de dia?’
Vc: “Sou sim…foi pesado”
Tira velho: “Caralho que que é tudo isso ai de gente?”
Vc: “Putz hj foi foda…..então ficou pra noite esse pessoal que ta desde as 09 da manhã pra fazer um boletim, ainda tem essa localização e devolução de carro roubado, esse acidente de transito, essa captura de procurado que parece que tem que ir buscar o mandado la no Centro e agora que chegou esses pms com um flagrante de furto”
Tira velho: “Porraaaa…que vc fez durante o dia?….ah, assim não dá….vou falar com o chefe…..toda vez é isso….vc quer saber??? Foda-se todo mundo……deixa o escrivão chegar ele que se vire…..ele vai chegar e fazer primeiro esse flagrante de furto…..”
Vc: “ Poxa, mas tem gente ai desde as 9 da manhã”
Tira velho: “pau no cu….problema não é meu….e outra meu parceiro só vai chegar depois das onze….não dá pra pegar esse mandado no Centro…..eu tb não legitimo e não sei mexer naquela maquina Hp…..e outra: eu to esperando minha certidão, minha contagem….então to nem ai”
Vc: Bom, preciso ir embora……eu estou acabado…..até mais.
Quando vc ta indo pra casa lembra que sua mulher não vai estar lá……ai pela primeira vez em anos….no caminho de casa vc parar num bar…..e pede um destilado (que vc geralmente não toma) pra fazer companhia……e ai é só o começo…….daqui alguns anos sua vida será o: álcool, rivotril, descontos em folha, corregedoria, putas e em breve vc será aquele “tira velho”que sempre chega atrasado no plantão e fala: “Pau no Cu da população".

_________________________________________________

DETALHES: obviamente é um texto com caráter mais humorístico... Mas não deixa de ser interessante.

2 comentários:

  1. Com relação a loirinha, que foi para um lugar "pexada" isso acontece mesmo.FATO VERÍDICO!

    ResponderExcluir